Capela Totihue / Gonzalo Mardones Viviani

Capela Totihue / Gonzalo Mardones Viviani - Mais Imagens+ 44

Totihue, Chile
  • Arquitetos: Gonzalo Mardones V Arquitectos; Gonzalo Mardones Viviani
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  283
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nico Saieh
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas
  • Engenheiro Estrutural: Ruiz & Saavedra
  • Construtora: Ricardo Fuentes Córdoba
  • Cliente: Fundación AIS Chile, Community of Totihue Architect: Gonzalo Mardones
  • Área Do Terreno: 2102 m2
  • Área Construída: 283 m2
  • Arquiteto: Gonzalo Mardones
  • Cidade: Totihue
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Nico Saieh

Descrição enviada pela equipe de projeto. A comunidade rural de Totihue (Sexta Região, Chile) utiliza, desde 1972, um antigo silo como capela. Após o terremoto no Chile, dia 27 de fevereiro de 2010, o silo ficou inutilizável e teve de ser interditado por risco de desmoronamento.

© Nico Saieh

O silo, como edificação, é uma imagem recorrente no campo chileno, e este silo em particular possui uma carga simbólica importante para a comunidade de Totihue; por isso, o projeto, realizado em colaboração com a Fundação AIS Chile e com a comunidade de Totihue, recuperou a antiga estrutura e a complementou com um novo volume de duas águas, como um celeiro. O novo volume acolhe uma capela e o silo reformado recebe a função de um centro comunitário, um espaço para velórios ou outras atividades complementares à capela. O silo, com base de 10,50 metros de diâmetro e 10,50 metros de altura determina a medida da nova capela, que é um quadrado em planta com 10,50 metros no lugar que abriga a área de conferências em que seu rebatimento áureo cobre o átrio por um lado e o presbitério por outro. A altura da nova capela é de 7 metros e permite que o silo seja um elemento principal do conjunto. Outra referência formal foi o desenho de Rafaelito, uma criança de Totihue, resultado de um concurso realizado pelo pároco local a fim de convidar as crianças do bairro a sonharem com a nova capela.

O silo, além de haver sido reparado estruturalmente, foi revestido pelo seu exterior em placas metálicas. Molduras brancas de Hunter Douglas com 30x15 mantém a cor e a imagem do silo patrimonial, enquanto que a nova capela foi revestida com a mesma placa metálica, mas em cor cinza escuro, procurando não competir com a estrutura pré-existente. Desta maneira, consegue-se a autonomia de cada volume utilizando um só material, que é uma das constantes do trabalho do nosso escritório de arquitetura.O interior da capela foi revestido em madeira de pinos, doada pelos vizinhos de Totihue.

© Nico Saieh
Plan
© Nico Saieh

A iluminação natural do silo foi trabalhada através de doze aberturas inferiores, que permitem manter a condição solene do espaço respeitando a verticalidade e altura total do interior do silo; enquanto na capela privilegiou-se uma grande abertura sobre o altar que permite iluminá-lo e ver o silo ao fundo. A assembléia se ilumina indiretamente através de quatorze janelas a meia altura. O átrio exterior se protege do sol gerando sombra por meio das placas metálicas perfuradas instaladas de maneira a criar um espaço protegido e ventilado. A placa perfurada também foi utilizada no campanário, o qual é um volume isento do conjunto, de 7 metros de altura, mesma altura da capela. 

© Nico Saieh
Detail
© Nico Saieh

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Totihue, Requinoa, VI Região, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Capela Totihue / Gonzalo Mardones Viviani" [Totihue Chapel / Gonzalo Mardones Viviani] 19 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787799/capela-totihue-gonzalo-mardones-viviani> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.